09/12/2014

O que aprendi no período sem celular


Como havia comentado em posts anteriores , perdi meu celular ou furtaram no aperto do ônibus lotado na ida da faculdade,não sei e isso não importa mais.
Não nego que fiquei com muita raiva da tal comodidade tecnológica, se eu ainda escrevesse os números em agendas telefônicas de papel não passaria todo o sufoco de pedir a todo mundo seu número novamente, se ainda revelasse fotos as teria nas mãos e não num cartão de memória que agora já era.
O fato é que podemos aprender muito com as perdas, hoje o celular pra muitos (maioria na verdade) é como uma extensão do corpo, a nossa vida está no celular, contatos whatsapp , agenda telefônica, facebook, email ,aplicativos de banco e etc etc essa coisa toda que vocês já sabem, bem ao se passar quase um mês sem celular eu notei que :

Conversas olho no olho eram raras - A gente nem se dá conta , mas essa coisa de fazer duas coisas ou mais ao mesmo tempo acaba diminuindo nossa atenção pra uma determinada coisa, no caso das conversas vim notando que sem celular acabei olhando mais nos olhos de quem eu conversava , antes eu olhava mais pra tela do celular e só respondia ou perguntava sem nem olhar pra pessoa direito.Já notaram isso?. O que me chocou de certa forma dia desses , quando conversando com uma conhecida falei ''nossa , mudou o cabelo'' e ela respondeu ''ixi, faz tempo'' , não que eu tivesse sem vê-la a muito tempo ,mas lembrei que sempre que a via estava sempre fazendo outra coisa no celular.

Ao acordar olhar a janela , levantar e ver um sol lá fora - Não sei vocês,mas a primeira coisa que eu fazia ao acordar era olhar o celular em busca de mensagens não lidas , pois é . Daí esquecia de contemplar o que é mais importante ,o acordar , o ver a janela , o se sentir viva.

Viver um momento importante intensamente -Já vou logo dizendo que não vejo isso como problema,ok? Mas que a gente deixa de curtir o momento e passa a focar em tirar fotos do lugar onde estamos e selfies achar um filtro legal e postar nas redes sociais,ah a gente deixa! . Acho que fotografia tá aí pra isso mesmo ,fazer lembrar, mas muito além da fotografia tem a sua vivência daquele momento seu sentimento quanto a ele,isso é mais importante.

Outros tipos de contatos - A coisa mais maravilhosa até agora foi ver o quanto as pessoas que eu considero importante pra mim sentiram minha falta , vi muitas pessoalmente o que foi maravilhoso . Nada como deixar de ouvir um audio no whatsapp pra ouvir a voz dela pessoalmente né?

Eu acredito que  tudo que de ruim acontecer a gente tem que ver um lado positivo , apesar da perda de todas as minhas fotos , contatos , de ficar escutando barulhinho de notificação do além  e de finalmente comprar um celular novo , vale a lição! Certas coisas acontecem pra que possamos ser melhores, depois de notar tudo isso vou me policiar pra melhorar mais , o celular somente como acessório facilitador jamais como uma espécie de membro do meu corpo.

2 comentários:

  1. Que legal, eu já fiquei sem celular durante 6 meses e literalmente eu mudei muito nessa época, todos deveríamos passar por isso né rs. Beijos
    www.ditaduramasculina.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho a experiência de ficar sem celular válida(não desejando que ninguém perca nem seja roubado , mas que se desliguem dele mesmo), realmente todos devíamos ter esse choque de realidade
      Beijos.

      Excluir