03/10/2013

ENEM - Tudo que você precisa saber.

O assunto de hoje é muito importante,trata do futuro de milhões de pessoas como eu e você ,o EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO (ENEM).
Bem gente eu não vou me prender a falar todas as coisas quem vai fazer já sabe bem e já escuta a ladainha de professores,pais e etc , de que é preciso estudar está atento as notícias e blablabla , vou fazer diferente vou revelar segredos para se dá bem na prova.

Antes de qualquer coisa, não tem plágio de página nenhuma ,tudo que eu escrevi aqui são coisas que eu sei,com a pouca experiência que vivi quando fiz o enem, então todos os créditos são MEUS!


A postagem está gigantesca,mas é muito importante cada letrinha desse texto a quem tiver realmente interesse.




Faltam 23 dias pra o primeiro dia de prova, eu sinceramente não acho o exame apropriado pra medir capacidade de ninguém , eles pecam muito e tem muitas falhas no desenvolvimento da prova e na hora da correção da redação? Ihhh nem se fala!


Você sabia que cada professor corretor ganha um valor X pra cada redação corrigida? Isso mesmo, então muito deles visam corrigir o máximo de redação pra obter mais lucros.Por isso aquele fato  da redação com receita de miojo receber nota , na qual devia ser rapidamente eliminada.


O Enem é um teste de resistência , ganha aquele que consegue aguentar aquele tanto de texto com nervosismo e tudo mais agindo contra você.


Enfim ,vamos começar meu primeiro tópico


Redação


O tema é surpresa , então não fique pilhado , por que vai te surpreender de todo jeito , te recomendo fazer a redação primeiro,cansa sim, queima seus neurônios também , lhe deixa cansado pras outras provas mas enfim e por qual motivo fazer a redação primeiro? A redação é a parte que mais conta na prova se você tira de 700 a 800 na sua redação , você tem grandes chances de passar na frente de muitos , então , faça a redação primeiro, escreva bem , faça no máximo 4 parágrafos e consiga que eles se comuniquem entre si do começo a conclusão , NÃO FUJA DO TEMA e COLOQUE O TÍTULO .



Matérias

Você tem que prestar muita atenção nisso.

Área  de exatas (engenharia , matemática, física etc); procure fazer primeiro a parte de exatas (lógico) , ciências da natureza e redação , atenção priorize essas provas , faça sempre as de humanas e língua estrangeira por último.

Área de Saúde (Medicina , Biomedicina, Psicologia , Enfermagem etc); faça sempre as provas de redação, ciências biológicas e exatas e deixe as de humanas e língua também por último.


Área de Humanas  (Direito , Jornalismo, Comunicação , Serviço Social etc) ; priorize as provas de humanas , redação e língua estrangeira deixando por último as de exatas e biológicas.


Mas por que isso? Gente o Enem tem peso sobre as matérias, você não pode zerar nenhuma ,por isso você tem SIM que dar o máximo em todas as provas, mas as relacionadas com seu curso tem sempre um peso maior sobre as outras.


Nervosismo


Dá pra falar que não é pra ficar nervoso? Não né?! Até porque acho que só eu consegui isso kkk, eu estava super tranquila enquanto via o povo da minha sala  super agitado , pilhado , batendo o pé , mexendo no cabelo e roendo unha.

Você tem que confiar em você , não interessa se a loirinha tá com a farda do cursinho mais Top da galáxia ou se o carinha lá de trás tem cara de nerd.A PROVA É SUA, FOQUE EM VOCÊ,ACREDITE EM VOCÊ, VOCÊ PODE!
Nada de balada dia antes da prova, nada de comida pesada antes da prova , vá em lugares calmos e coma coisitas leves.

Tempo 



Local da prova : Saia de casa sempre cedo , pra não correr o risco de perder a hora, nada de esquecer o principal o cartão com seus dados , sua identidade, água e uma comidinha light ,chocolate e claro mais de 2 canetas, por que é fato uma delas sempre vai falhar kkk.

Ah podem levar o celular , lá vocês vão tirar a bateria e guardar num envelope lacrado ok?


Final da prova :Ai meu Deus não vai dar tempo deu acabar o que eu faço?

Tem dois modos:
As questões do Enem na maioria dos casos tem a resposta no próprio texto , então leia o que pede a questão,pesquise no texto  e marque.

Não tem tempo suficiente pra ler o texto? Em casos extremos , leia somente o que pede a questão e vá a procura da resposta no gabarito, mas nunca,NUNCA,deixe um gabarito em branco .


Depois do ENEM 


A louca, o ENEM  nem chegou e eu falando do depois, porque é importante sabe? 

Ai dá tudo certo , uia se Deus quiser e você merecer claro, ai vem a segunda fase.

E as inscrições no SISU e no PROUNI


Sisu e Prouni





Nem sempre o SISU e o Prouni  oferecem a vaga pro curso que você realmente quer fazer, mas tem sempre um parecido que tu se identifica .Mas no caso de ter seu curso , arrisque , pesquise a faculdade melhor e perto de você , ou no estado que você quer estudar.


Observações importantes : Observe a sua nota , veja a sua posição , se não dá pra você passar coloque na segunda opção!


Atenção pessoinhas, coloque sempre a Instituição que é melhor e com nota maior na 1° OPÇÃO , e deixe a nota menor com na 2° OPÇÃO.


Porque isso? Eu explico , porque você tem mais chances de entrar , caso você não passe de primeira na primeira opção, você com certeza vai passar na segunda e o melhooooooooor , fica na lista de espera podendo ser chamada pra primeira opção na segunda ou terceira chamada , não é maravilhoso?.

Vou citar o meu exemplo . Eu passei em 4 vestibulares , e acho que fui chamada no remanejamento da federal me desinteressei e não procurei saber  , eu coloquei PSICOLOGIA que era o que eu mais queria fazer na primeira opção e TURISMO  na segunda opção , terminou que eu passei nos dois ao mesmo tempo e tanto no SISU  quanto no PROUNI se você passa nas duas opções ao mesmo tempo a segunda é eliminada , no caso hoje eu estudo Psicologia em uma facul particular mas não pago nadinha por conseguir bolsa Prouni de 100%


Mas se acalmem que eu dei uma pulada legal , se concentrem primeiro no ENEM já que as inscrições do SISU  e PROUNI  só abrem meses depois do ENEM.Quis falar logo pra tranquilizar vocês que com esforço dá sim pra conseguir uma facul ou universidade sem pagar , seja ela Federal ou Particular sendo bolsista.


Sem tensão hein? 

Beijos.

2 comentários:

  1. Kamyla, dicas sempre são bem vindas. Apesar de ter feito o Enem uma vez estou bem tranquila esse ano. Parei de me cobrar tanto.
    Beijos

    http://raquelcunha151.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Raquel experiências são sempre válidas.
      É isso mesmo , fique tranquila e confie no que você sabe, boa prova;
      Beijos

      Excluir