04/11/2014

Blablabla da vez : Faculdade

A um ano atrás fiz duas postagens sobre o Enem se deseja rever clique aqui para a primeira e aqui para a segunda. Dessa vez decidi postar por aqui o que eu aprendi nesses 2 anos de faculdade.




Bem , se você não sabe , fiz ENEM em 2012 e atualmente curso Psicologia sendo Bolsista numa faculdade particular.Então , aqui vão umas dicas , se é que posso chamar assim , pessoais do que aprendi vivendo neste mundo universitário.

1° Não exagerar nos materiais, essa história de comprar cadernos de 20 matérias galera ficou no ensino médio haha, sério, um de dez matérias vai ser suficiente pro ano todo . E além disso você não sabe o que vai encontrar pela frente,então menos é sempre mais, até por que a gente gasta mais em xerox do que em qualquer outra coisa.

2° O mais difícil está por vir.Se você acha difícil passar no ENEM prepare-se por que passar ileso a cada período vai ser bem mais complexo.

3° A turma não é como a do ensino médio , raros são os casos de total união de uma sala , não que isso não aconteça lógico que todo caso tem exceções , mas é que em maioria isso acontece vez ou outra,  é preciso saber que você estará mais só do que acompanhado na sua vida acadêmica.Afinal os tipos típicos de pessoas sempre vão existir, o que se apoia no seu sucesso, o chato, o mandão,o largado, enfim reconheça os bons , junte-se a eles e faça isso durar.

4° Professores  legais são raros  , principalmente se seu objetivo for optar por uma faculdade federal , nesse lado não tenho o que me queixar a particular onde eu estudo é bem tranquilo e os professores são ótimos e bem abertos , já por outro lado tenho muitos amigos que reclamam dessa falta de simpatia dos professores da Federal. Em todo caso ,se preparem.

5° Ler muitos artigos e fazê-los também , eu pelo menos tenho certo horror disso , preciso me acostumar com a linguagem rebuscada e incomum do que vemos no dia a dia , mas no fim vale a pena.

6° Ficar muito mais feliz quando se tira uma nota boa ou quando passa naquela disciplina difícil , esse é o maior dos prazeres que um universitário pode ter , saber que as noites acordadas,as olheiras valeram de alguma coisa , afinal, você passou.

7° Reprovar cadeiras não é tão anormal assim , aliás é bem mais corriqueiro do que se imagina, o importante é saber que todo mundo vai ter dificuldade em alguma coisa e reprovar uma cadeira pode não ser o fim do mundo, entenda como uma chance nova de tentar entender onde você errou , aprender mais.

8° Apresentação de seminários , é sempre tenso , exige muito esforço e é bem comum na vida acadêmica , mas também dá um poder , a sensação de quando você termina de apresentar é de ''Poxa,fui capaz de passar por isso ''


9° O mundo já não é do mesmo jeito , seja qual for seu curso , ele vai mudar sua forma de ver o mundo , um prédio pra quem faz arquitetura não é mais somente um prédio, um som pra quem faz música não é só mais um som num monte de arranjo, um outdoor não é só mais um no meio da estrada pra quem faz Propaganda. Enfim ,essa é uma das delícias do conhecimento.

10° Reconhecimento e busca dos seus sonhos , quando você é universitário qualquer reconhecimento é motivo de uma alegria extrema ,pois, isso significa que você está cada vez mais próximo de realizar seu sonho ,ser muito bom naquilo que escolheu ser.


São muuuuitas outras coisas, mas resumidamente é bem isso mesmo.

Espero que tenham gostado, Beijos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário