17/07/2015

Minha experiência no 54° Congresso da UNE em Goiás

A Laranja deu a ideia desse post , pensei como ia passar para aqui tanta coisa que vivi no mês que antecedeu as viagens e nos 8 dias de viagem.
Sei que não vai dar pra contar todos detalhes , mas vou tentar passar o máximo de informação possível .Então senta que lá vem história.



Pra começar houve em cada Faculdade/Universidade eleições de chapas ,as chapas vencedoras iriam eleger seus delegados (pessoas que iriam votar no Congresso da UNE - CONUNE) ,cada delegado era responsável por representar mil alunos de sua instituição ou curso específico.



Migos, eu fiquei imaginando como seria o CONUNE , pois se a votação de chapas já tava sendo punk eu não queria nem imaginar o que aconteceria com todo mundo junto.




Eis que tudo resolvido pra viagem , sim , viajamos de ônibus e aí que começa o sofrimento , imagina saber que você vai passar 36 horas dentro de um ônibus?

E se eu dissesse a você que nosso ônibus teve problema com a pastilha de freio e que a gente demorou quase 48 horas pra chegar em Goiás?
Só com muita zueira para aguentar o tranco mesmo , tentei dormir de todas as formas , desde o chão do ônibus até me jogando em cima das zamigas . 
Pra melhorar estava fazendo frio , se tem alguém aí do Sul me lendo ,desculpe.Mas baixou 16° , já é pra mim o Polo Norte.
Tínhamos duas paradas , uma de almoço + banho e outra a noite para a janta . Só que tinha coleguinha que não gostava de banho.Como proceder Braseeel?Apenas chorar e orar,rezar,bater tambor para chegar lá o mais rápido possível.
Eis que dois, DOIS dias depois chorando chegamos! Paramos na praça que fica em frente à PUC para nos juntarmos às pessoas que pertenciam a mesma União que a nossa ( UJR - União Juventude Rebelião) , então depois disso  era chegada a hora de ir pro alojamento , montar as barracas, tomar banho e dormir . Ah! Como eu estava Feliz!!
Até descobrir que nosso alojamento estava sem luz (provavelmente um boicote das forças contrárias a nossa) , agora façam as contas se não tem luz não tem...CHUVEIRO ELÉTRICO! 
Achou que acabaria por aí? Não  tinha mais espaço pra montagem de outras barracas! putamerda  . 
Essa foto foi tirada pela manhã ,só para ficar bem claro


Eis que nessa hora você

( ) surta
( ) chora
(x) Vai tomar banho gelado mesmo


E daí descobre que o banho é coletivo, sim! Ahaaam! co-le-ti-vo! Como eu me senti? Então clica aqui ouve o som e entra na vibe!

Antes de ir a parte séria desse post .Vamos aos meus agradecimentos:


*Ao Motorista que dirigia a menos de 40 km/hr .Você me ensinou que  paciência é pros fortes!

*Ao Motorista que parecia estar numa corrida de Fórmula 1. A sensação de morte é maravilhosa , obrigada seu lindo.
*Ao povo do ônibus  que não tomava banho  . Foi bom compartilhar do cêcê de vocês
*Ao povo do fundão e as piadas infinitas sobre Nudes . Adorei ouvir musiquinhas sobre nudes pelos 4 dias dentro do ônibus ,vocês são lindos.
*Aos gatos barbudos , musos que existiam naquele lugar. Obrigada por fazerem dos meus dias felizes.
*A amiga que disse que em Goiás fazia calor e eu só levei shortinho .Obrigada por quase me fazer morrer de hipotermia. 
*As músicas (palavras de ordem) que não saem da minha cabeça -Melhor parte , quando vejo já estou cantando .Estudante me diz como se sen... Ops melhor parar por aqui!



Continuando...Houveram dias de reunião na praça , cada um procurava o seu  stand, ensaiavamos muito as palavras de ordem (gritos de guerra),  ali ouvi os representantes das forças de Oposição de Esquerda debaterem ideias. E me  preparava para a Plenária , que aconteceu no Estádio Serra Dourada;

Como eu era/sou totalmente sem experiência com essa vida de militância ,  estava lá para escutar e absorver ideias.Só que alguns pontos me deixaram extremamente chateada;
Na hora da Plenária onde são lidos a propostas de cada movimento/grupo/chapa as pessoas não paravam para ouvir , sabe rixa? Então , enquanto o papel de propostas da UJS (União Juventude Socialista) era lido os outros movimentos gritavam e faziam muuuuuito barulho e vice versa. Para mim as pessoas seriam ao menos educadas de ouvir em silêncio cada proposta por mais absurda que fosse , afinal estamos falando da UNE e de tooooodos os estudantes universitários do Brasil.
Era muito absurdo ver o quanto de gente estava ali pra votar , sem nem saber o que estava fazendo , votava apenas por que todos seus colegas estavam fazendo.
Até eu que me sinto totalmente despolitizada , via que as propostas mais absurdas estavam ganhando simplesmente por que as pessoas não levavam a sério . Encaravam como rixa , eram  bando de ''maria vai com as outras'' . 
Tanto que no dia da votação final eu preferi dormir na parte dos camarotes do estádio sabem? Do que participar de todo aquele barulho , as pessoas não se ouviam. O que era lido no papel não era praticado ali.
E foram assim meus  dois dias de viagem de ia , quatro dias em Goiás e mais 2 dias de viagem de volta. Não me arrependi em nenhum momento em participar disso que pra mim foi uma grande loucura, vi pôr-do-sol lindos , paisagens variadas , climas diferentes mesmo que boa parte dentro do ônibus. Não fiz nenhum turismo, não sai de perto do meu grupo, não fiz registros maravilhosos ou fotos lindas por isso desculpem ,eu estava tentando apenas absorver o máximo de conteúdo que pudesse e estava tentando sair de lá sã,salva e consegui!




Esse post é diferente de tudo que já trouxe pra cá , justamente por eu nunca ter passado por situação parecida.

Então você que tá lendo e cursa uma faculdade , é importante saber quem te representa , é bom estar atento a propostas e procurar grupos militantes( posso citar UJS , UJR , Juntos , Rua , Kizomba, UJC e tantos outros que acabo esquecendo)  dentro da sua instituição e se possível ouvir mais de um que é pra  tirar suas próprias conclusões. É importante saber ao menos o nome da atual presidente da UNE -Carina Vitral- , afinal ,querendo ou não ela deve nos representar!
Pude ver que nada é simples como eu pensava e agora torço e luto por uma UNE mais combativa e que os alunos tenham o direito de conhecer , que eles sejam apresentados a União Nacional dos Estudantes, que saibam que nem tudo que é dito é pregado , mas que a UNE nos representa  e que acima de tudo possamos nos sentir bem representados por ela.


Nenhum comentário:

Postar um comentário